Qual é o gestor que não quer evitar prejuízos ou aumentar a vida útil das máquinas.? Para que as empresas não tenham problemas com a lentidão ou perda de funcionamento do sistema é válido destacar a importância da manutenção de computadores na otimização do processo produtivo.

Dessa forma, neste post, apresentaremos 5 dicas e boas práticas para ajudar você a alcançar esse objetivo. Acompanhe.

1. Realize a manutenção com frequência

Uma das principais dicas para ter computadores mais saudáveis na empresa é realizar a manutenção com frequência. Geralmente, essas máquinas ficam ligadas o dia inteiro por causa da demanda de trabalho que costuma ser muito intensa. Isso gera um grande desgaste e pode causar transtornos.

O ideal é que a cada seis meses a sua empresa conte com a presença de técnicos para verificar se tudo está funcionando corretamente. Contudo, caso aconteça alguma coisa estranha com alguma das máquinas, não hesite em procurar ajuda, pois problemas maiores podem acontecer.

2. Faça a verificação e remoção de vírus

Além de realizar a manutenção de computadores com frequência, também é fundamental fazer a verificação e remoção de vírus. Isso porque os hackers estão se aperfeiçoando e criando malwares ainda mais fortes para infectar os computadores.

Esses vírus são capazes de roubar e danificar os arquivos da sua empresa, causando grandes problemas para a continuação do seu negócio. Com isso, uma boa prática é contar com o auxílio dos melhores antivírus do mercado. Eles devem ser capazes de fazer varreduras em todos os dispositivos, removendo os vírus presentes.

3. Atualize os drives do dispositivo

Outra dica essencial para fazer é sempre atualizar os drives do dispositivo. Programas mais antigos necessitam ser atualizados para funcionarem com todas as suas novas funções. Por exemplo, constantemente surgem novas versões de programas de antivírus, uma vez que há a necessidade combater malwares mais potentes.

Para isso, os fabricantes disponibilizam drives de atualização em seus sites. É preciso verificar com frequência se novas atualizações estão disponíveis, pois nem sempre somos notificados a respeito. O que não vale é ficar para trás!

4. Faça a limpeza da máquina

Apesar de não ser feita nas empresas com a frequência exigida, a limpeza das máquinas é uma das práticas mais importantes para assegurar o bom funcionamento da máquina. Isso porque esse serviço demanda praticidade para abrir os dispositivos e limpar os componentes internos.

Sendo assim, mais uma vez destacamos como é fundamental contar com a ajuda de uma equipe técnica para realizar esse procedimento sem causar nenhum dano aos equipamentos. Os procedimentos envolvem tarefas, como: a limpeza dos cabos dentro do gabinete, a troca de pasta térmica do processador, limpeza de coolers etc.

5. Tenha um backup de segurança na nuvem

Por fim, outra dica de práticas de manutenção de computadores na empresa é ter um backup de segurança na nuvem para proteger as suas preciosas informações. Para isso, conte com o serviço de cloud computing. Ele permite o armazenamento dos seus dados com proteção por criptografia na rede, deixando você muito mais tranquilo e seguro.

Esperamos que, ao conhecer nossas melhores práticas de manutenção de computadores, você esteja mais preparado para lidar com o assunto. Vale lembrar que é essencial contar com os serviços de uma empresa terceirizada. Equipe especializada e melhor aproveitamento dos recursos são apenas alguns dos benefícios que farão a diferença em sua rotina de trabalho.

Conhece alguma outra dica importante para garantir que a manutenção de computadores seja feita com 100% de segurança? Então descreva em um comentário logo abaixo.