O e-mail corporativo tornou-se a principal forma de enviar e receber conteúdos importantes online no ambiente empresarial. Justamente por isso, é importante que o seu negócio faça uma escolha bem estruturada na hora de decidir qual ferramental de e-mail será utilizada.

Quer saber o que é e como um serviço de e-mail corporativo pode interferir no dia a dia da sua empresa? Acompanhe este post!

O que é um serviço de e-mail corporativo?

O serviço de e-mail corporativo é uma ferramenta de comunicação voltada para ambientes empresariais. Ele tem uma série de recursos que normalmente não são encontrados em plataformas de e-mail tradicionais, como:

  • vínculo ao domínio da empresa em cada conta;
  • maior controle sobre quem poderá enviar ou receber e-mails com o nome da companhia;
  • backups centralizados;
  • possibilidade de compartilhamento de informações.

Esse tipo de ferramenta é adquirida por empresas que buscam mais controle sobre os seus serviços de e-mail. Graças a ele, é possível monitorar o uso dos recursos de maneira abrangente e definir funcionalidades conforme a sua necessidade. Assim, a plataforma de comunicação utilizada pelo negócio terá um maior alinhamento com o seu perfil e as suas demandas.

Quais são as principais vantagens da contratação de um serviço de e-mail corporativo?

A contratação de uma ferramenta de e-mail corporativo pode trazer vários benefícios para a empresa. Com mais controle e segurança, a empresa terá uma solução robusta e confiável para manter as suas rotinas de comunicação. Entre as principais vantagens desse serviço, podemos destacar:

Credibilidade de ter um domínio próprio da empresa

Toda empresa precisa de credibilidade para abordar novos clientes e manter as suas relações comerciais. E sendo o e-mail uma das principais formas de comunicação no ambiente corporativo, uma solução própria traz mais confiabilidade para a palavra de analistas, vendedores e profissionais de suporte.

Assim, passando mais credibilidade, a companhia conseguirá fechar mais oportunidades de negócio a médio e longo prazo, além de fortalecer seu nome no mercado.

E-mails de funcionários separados de assuntos pessoais

Quando a empresa não tem um serviço de e-mail próprio, é comum que profissionais utilizem as suas contas pessoais para tratar de assuntos corporativos. E esse é um risco que deve ser evitado a todo custo.

Utilizar contas de e-mail pessoal para tratar de assuntos de trabalho aumenta o risco de vazamento de informações confidenciais. Além disso, a companhia terá menos controle sobre os mecanismos utilizados pelos seus profissionais para comunicarem-se.

Divisão de contas por setores e funções

A contratação de um serviço de e-mail corporativo também pode auxiliar a empresa a ter uma estrutura de contas mais organizada. O negócio poderá criar grupos de usuários divididos por equipes ou setores, por exemplo. Assim, a comunicação será mais ágil e precisa.

Maior controle e segurança

O controle sobre o ambiente de comunicação também é um motivo que pode levar empresas a adotarem um serviço de e-mail corporativo. Por meio dessa solução, é possível monitorar a maneira como os seus recursos são utilizados, implementar regras de controle e funcionalidades conforme a sua necessidade. Dessa forma, a companhia terá mais mecanismos para evitar falhas e problemas de segurança.

Como funciona o e-mail corporativo?

A contratação de um serviço de e-mail desse tipo pode ser feita de diversas formas. Ela pode ocorrer por meio do mesmo serviço de hospedagem que o negócio utiliza para as suas páginas web. Nesse caso, os serviços ficarão vinculados ao mesmo plano.

Há também a possibilidade de utilizar uma empresa de tecnologia especializada. Nesse caso, o usuário poderá utilizar um domínio já existente ou um novo para manter o seu serviço de e-mail corporativo ativo. Os recursos serão moldados de acordo com as suas necessidades, garantindo máxima confiabilidade e performance para as suas comunicações.

Gostou do nosso post? Segue a gente no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter para ficar por dentro das novidades do blog!