Na era digital, nada é mais preocupante para as empresas que a segurança das informações. Cada vez mais, os ciberataques estão se aperfeiçoando e causando grandes prejuízos às organizações, com roubo de dados importantes e invasões. Por isso, a busca por meios de proteção contra esses perigos se intensificou. Você sabe o que é criptografia e como ela pode ser útil nesse contexto?

Neste post, vamos explicar o conceito de criptografia, ressaltando os benefícios de utilizar esse recurso para garantir a segurança de dados e transações nas empresas. Acompanhe para saber mais!

O que é criptografia?

Talvez o conceito de criptografia não seja muito conhecido, porém é bem fácil de entender. Trata-se de um conjunto de regras para codificar a informação, permitindo que somente os proprietários possam decifrá-la.

Esse mecanismo de segurança torna a comunicação incompreensível por utilizar códigos, evitando a intercepção das mensagens por pessoas mal intencionadas. Existem dois tipos de criptografia:

  • Criptografia simétrica: utiliza-se a mesma chave para ocultar a informação e para revelá-la.
  • Criptografia assimétrica: são utilizadas duas chaves diferentes (chave pública e chave privada), porém, que se complementam.

Como funciona?

Várias técnicas são utilizadas para o funcionamento da criptografia, como um conjunto de bit’s baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Isso significa que sem a chave correta ninguém poderá entender as mensagens transmitidas.

Para que serve a criptografia?

Por meio dessa prática, podemos ocultar informações utilizando sistemas de criptografia implementados, de forma adequada, para guardar com segurança dados restritos a usuários específicos. Por exemplo, o WhatsApp implantou o sistema de segurança por criptografia para proteger as informações contidas em mensagens instantâneas.

Quando deve ser utilizada?

A criptografia começou a ser utilizada durante o período das guerras mundiais, quando os inimigos precisavam esconder as suas estratégias. Atualmente, ela é utilizada para os casos em que é necessário redobrar a segurança de dispositivos, como HD’s e pendrives. Além disso, pode ser usada para a autenticação de usuários, para proteção de transações financeiras, por bancos, ou para proteger redes de comunicação.

De que forma ela está sendo utilizada nas empresas?

A criptografia está sendo utilizada nas empresas de diversas formas, já que fortalece a segurança da informação. Por exemplo, a criptografia de e-mails e mensagens confidenciais é muito importante, uma vez que os gestores de uma empresa fazem circular grandes quantidades dessas comunicações cotidianamente, o que pode trazer riscos para a privacidade da organização.

Ademais, as empresas usam a criptografia para proteger data centers (encrypts data center links), fazendo com que conexões sejam estabelecidas somente por meio de certificados digitais, como supports HTTPS.

Quais os benefícios de utilizar a criptografia na empresa?

Há muitos benefícios de se utilizar a criptografia em uma empresa e garantir a segurança das informações do seu negócio. Como dito antes, essa prática protege dados confidenciais, aumenta a segurança de backup’s, possibilita transações na Web com mais confidencialidade, etc.

Neste post, vimos o que é criptografia, como ela deve ser utilizada e apresentamos os benefícios de usar esse recurso para garantir a segurança de dados e transações nas empresas. É importante investir em segurança e, ao contar com essa tecnologia, sua organização terá mais proteção e tranquilidade.

E então? Gostou do texto? Leia agora sobre os 6 tipos de ataques cibernéticos para se informar!