Os últimos anos foram marcados por uma série de flexibilizações no ambiente corporativo. A integração de novas tecnologias e de serviços como a computação na nuvem e o outsourcing de TI, por exemplo, permitiu que empresas reduzissem custos e tornassem as suas rotinas mais ágeis.

Nesse cenário, ter mobilidade corporativa passou a ser um ponto chave para o sucesso da empresa. Então, quer saber o motivo disso e como esse fator afeta a sua competitividade? Continue lendo e entenda!

O que é a mobilidade corporativa

Basicamente, mobilidade corporativa pode ser definida como a capacidade de uma empresa manter rotinas funcionais mesmo nos momentos em que os seus profissionais não estão no local de trabalho.

Combinando tecnologias como a internet móvel, smartphones e a computação na nuvem, o empreendimento pode eliminar distâncias e adotar rotinas como as de trabalho remoto com segurança. Dessa forma, a empresa passa a ter mais produtividade e capacidade de atender às demandas do mercado.

Como ela auxilia a empresa a ter melhores resultados

Ter rotinas de alta mobilidade é algo que toda empresa moderna deve procurar. A capacidade de manter times operacionais independentemente do local em que se encontram reduz custos, dá mais agilidade para a resposta a demandas do mercado e evita atrasos.

Em outras palavras, investir na mobilidade corporativa tornou-se fundamental para que empresas conseguissem prestar serviços de qualidade, gerando competitividade e garantindo que os seus processos sejam sempre eficazes.

Principais estratégias para garantir mais mobilidade corporativa

A busca por mobilidade corporativa pode contar com uma série de abordagens. Mas, no geral, elas evitam que rotinas de trabalho como as de home office tenham dificuldades para serem executadas, além de garantir o sucesso dos processos do negócio.

Confira, abaixo, as principais estratégias que podem ser utilizadas com esse fim!

Fique atento à segurança digital

A segurança digital é um dos principais fatores de risco ao se adotar rotinas de maior mobilidade corporativa. Como os dados estarão em dispositivos dos colaboradores e em ambientes externos, a empresa deve garantir que invasões e tentativas de roubo de informações não tenham a capacidade de comprometer a privacidade interna.

Diante disso, invista em medidas como:

  • o uso de softwares de segurança;
  • a adoção da criptografia;
  • o uso de VPNs em redes desconhecidas;
  • a atualização constante de softwares.

Treine os profissionais

O treinamento dos profissionais que forem atuar com rotinas de maior mobilidade é outro fator importante.

O negócio deve instruir os seus times a adotar boas práticas de segurança, otimizar o uso das suas soluções e a ter aparelhos bem configurados. Dessa forma, eles poderão atingir os melhores resultados possíveis, sempre.

Conte com o apoio da nuvem

A computação na nuvem também tem um papel-chave para que empresas possam manter uma rotina de alta mobilidade.

Ao migrar serviços de TI para ambientes de cloud computing, o negócio reduz custos, melhora os processos de controle e ganha mais escalabilidade para as suas rotinas. Além disso, consegue garantir a disponibilidade das soluções aos seus profissionais, evitando problemas no seu dia a dia.

Tenha boas ferramentas de comunicação corporativa

Por fim, a comunicação é um ponto de destaque nas rotinas com mobilidade corporativa. Assim, trabalhe para que os profissionais possam se manter integrados aos seus times por meio de ferramentas de comunicação e videoconferência online.

Dessa forma, o empreendimento poderá evitar problemas de performance, conflitos e falhas na troca de informações.

Como vimos, ter uma estrutura interna capaz de garantia alta mobilidade corporativa pode ser, em resumo, um fator estratégico. O negócio conseguirá atender a um número maior de demandas e inovar mais — e, com a redução de custos, haverá mais abertura para novos investimentos estratégicos.

Gostou das nossas dicas? Quer saber mais sobre como tornar a sua empresa competitiva? Então assine já a nossa newsletter e fique por dentro de nossos próximos conteúdos!