Os ataques de sequestro de dados digitais estão cada vez mais frequentes. São inúmeras denúncias de empresas que foram prejudicadas de alguma forma por hackers. E se antes isso era apenas uma preocupação de grandes instituições, hoje a realidade é diferente: as pequenas empresas devem se preocupar também.

Sendo assim, neste artigo, falaremos sobre o sequestro digital e como se proteger dele. Confira conosco!

O que é o sequestro de dados digitais? 

O sequestro de dados digitais é feito por um vírus que embaralha os dados dos arquivos armazenados em sua máquina, usando algum tipo de criptografia. Isso impedirá que você tenha acesso a eles. 

Logo depois, você receberá uma notificação do hacker pedindo uma quantia em dinheiro para que possa recuperar os seus dados. Normalmente, os seus arquivos não são roubados, mas apenas bloqueados para que você atenda à solicitação do hacker que infectou o seu dispositivo. 

Como ele acontece?

Geralmente, esse tipo de vírus infecta a sua máquina por causa de um e-mail malicioso com um anexo infectado. Além disso, ele pode entrar em seu dispositivo por meio de um link pirata, isto é, aqueles links falsos que instalam aplicativos automaticamente. Dessa forma, o vírus deixará os dados da sua máquina ilegíveis, impossibilitando o acesso. Além disso, ele criará uma chave, que é transmitida para o hacker, e somente esse criminoso poderá decifrá-la.   

Por que ele está se tornando mais comum?

O sequestro de dados digitais está se tornando mais comum devido à falta de segurança das empresas. Isso acontece, por exemplo, quando o empreendedor acha que, por ser um negócio pequeno, não haverá riscos. 

É exatamente esse tipo de pensamento que faz os hackers investirem cada vez mais em vírus de sequestro de dados, como o malware conhecido pelo nome de ransomware.

Como se proteger?

Tendo em vista a necessidade de mais proteção para sua empresa, veja abaixo alguma das principais formas para que a sua organização tenha segurança. 

Soluções de firewall 

Uma ótima dica para a segurança digital da sua empresa é a utilização de soluções de firewall. Com isso, você terá uma solução que funciona como uma espécie de filtro em sua internet, autorizando ou bloqueando o que pode se conectar à sua rede. 

Antivírus

Usar antivírus é essencial para que a sua empresa tenha mais proteção contra os vírus de sequestro de dados. Um software de antivírus vai avisá-lo quando alguma ameaça estiver tentando entrar em seu dispositivo. Ademais, alguns antivírus contam com o benefício de e-mail protegido. Nesse caso, você será avisado quando uma mensagem perigosa estiver em sua caixa de entrada.  

Backup em nuvem

Por fim, algo fundamental para a segurança da sua empresa contra esses ataques de sequestro de dados digitais é adquirir um serviço de backup em nuvem. Salvar os seus arquivos em nuvem o tranquilizará quanto à perda dos seus dados, pois você sempre terá uma cópia de proteção. 

Você aprendeu neste artigo sobre como o sequestro de dados digitais pode afetar a sua empresa e causar muitos prejuízos. Além disso, você leu sobre como a sua organização pode se proteger disso, adotando um antivírus e firewall, assim como o backup na nuvem. Nesse caso, é aconselhável que você adquira o serviço de uma empresa especialista em soluções em nuvem. 

E aí, gostou do nosso texto sobre o sequestro de dados digitais? Então, deixe o seu comentário ou dúvida sobre o post aqui embaixo!