Você já ouviu falar no servidor VPS? Essa solução de TI auxilia empresas a terem mais flexibilidade para gerir as suas informações e, assim, conseguirem melhores resultados com o uso de servidores.

Por ser adaptável a vários cenários, esse é um tipo de ferramenta que ganhou popularidade nos últimos anos. Quer saber o motivo? Então continue a leitura deste post e descubra como esse servidor pode auxiliar a sua empresa!

O servidor VPS

VPS é uma sigla para Virtual Private Server (que em português pode ser traduzido para Servidor Virtual Privado). Ele é um modelo de virtualização em que um servidor físico e de alta performance é adotado para hospedar várias instâncias de servidores virtuais.

No VPS, cada servidor virtual é isolado digitalmente. Ou seja, apesar das máquinas virtuais compartilharem os recursos de processamento, de memória RAM, de armazenamento e de rede da máquina, o usuário terá acesso apenas a aquilo que a ele foi provisionado: um ambiente virtual que simula todos os recursos de uma máquina física.

Dessa forma, o usuário pode configurar o seu servidor da forma que for mais conveniente. A sua instância possuirá regras de segurança, privacidade, scripts, processos e softwares alinhados com as suas necessidades e que serão replicáveis a qualquer momento.

Formas em que esse tipo de servidor beneficia a empresa

O uso desse tipo de servidor traz vários benefícios para o negócio. Conhecê-las auxilia o gestor a identificar o alinhamento dessas ferramentas com as necessidades da empresa e, assim, evitar riscos. Algumas vantagens dessa solução incluem:

  • maior autonomia e flexibilidade para configurar a máquina virtual;
  • recursos dedicados exclusivamente para o servidor;
  • escalabilidade automática de recursos;
  • maior confiabilidade;
  • controle centralizado de recursos.

Todas essas funcionalidades tornam o servidor uma ferramenta ideal para várias empresas. Bem integrado, ele torna o ambiente de trabalho mais funcional, robusto e preparado para lidar com várias demandas.

Perfis de uso mais indicados para adotar um servidor VPS

O VPS é indicado para uma série de cenários. Em geral, eles envolvem os serviços web que necessitam de um ambiente unificado para gestão, devem ser escaláveis e com alto nível de controle. Esse é o caso de aplicações como:

  • servidores para envio e recebimento de e-mails;
  • soluções que demandam um firewall personalizado;
  • empresas que necessitam reduzir custos com servidores;
  • ambientes em que há modificações globais variáveis do PHP;
  • ferramentas que possuem modificações aplicadas aos parâmetros do seu servidor Apache;
  • uso de aplicações lees ou sistemas legados.

Caso a sua companhia necessite de um servidor mais escalável e ágil, é crucial que o negócio verifique se essa solução pode atender as suas demandas e ao seu perfil — uma vez que a escolha da tecnologia certa pode gerar um grande impacto no ambiente de trabalho.

ambiente de negócios atual exige de empresas uma grande flexibilidade. Negócios que não possuem os mecanismos adequados para trabalhar com alta performance continuamente podem perder oportunidades de vendas, seja por atrasos ou quedas de produtividade. Diante disso, investir em tecnologia é o primeiro passo para garantir que a sua empresa tenha a capacidade de anteder às demandas do mercado.

Com você pode perceber, o servidor VPS é uma ótima alternativa, já que ele garante que a companhia terá acesso a um ambiente de alta performance para solucionar demandas, escalar recursos e ter sempre as ferramentas necessárias para entregar os resultados esperados.

E aí, gostou do assunto do post? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também possam ter acesso a essas informações!