Atualmente, a tecnologia está muito avançada e tem contribuído de várias formas para as empresas poderem otimizar as suas tarefas e melhorar a qualidade dos seus trabalhos. Com isso, temos a virtualização em computação.

Esse recurso diz respeito à criação de máquinas virtuais dentro de uma máquina física, o que proporcionará vários benefícios para a sua empresa.

Dessa forma, vamos aprender, neste post, como funciona a virtualização de servidores e desktops, além das suas principais vantagens. Boa leitura! 

Como funciona a virtualização de servidores?

Os dispositivos virtuais funcionam instalados em máquinas reais, compartilhando recursos do mesmo hardware. Além disso, cada máquina virtual pode ter recursos e sistemas diferentes. 

Para isso, é preciso ter o servidor físico e instalar um sistema operacional que apresente a capacidade de fatiá-lo. Essa operação é chamada de hypervisor, e cada uma dessas partes será um desktop virtual.  

O hypervisor simula várias máquinas virtuais em um mesmo hardware. Ademais, cada repartição possui capacidades diferentes, conforme suas demandas. Desse modo, uma pode ter mais memória e a outra mais processador, por exemplo.

Sendo assim, a virtualização faz com que um servidor de maior porte compartilhe os recursos, entre outros vários servidores virtuais, de acordo com a demanda da empresa. No ambiente empresarial, as máquinas virtuais ficarão armazenadas em um espaço compartilhado por todos os servidores. Tal espaço é denominado de storage. 

Quais as vantagens da virtualização de servidores?

Desktop sempre ligado

Uma das ótimas vantagens da virtualização de servidores é que não precisa desligar o desktop, pois é possível desconectar sem perder as aplicações que estavam abertas. 

Isso permite ao usuário sempre estar no mesmo ponto onde parou ao conectar em qualquer dispositivo.

Redução de custo operacional

Com a crise econômica que afeta o nosso país, todas as empresas visam reduzir custos, e isso é mais um dos benefícios da virtualização de servidores. Você não precisará fazer a aquisição de máquinas de última geração, uma vez que só é necessário um processador potente para o data center.

A virtualização pode ser feita por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet, como celulares e tablets. 

Maior performance

Outra das grandes vantagens para obter a virtualização de servidores é que, para aumentar a performance, basta investir no servidor, e todos os usuários apresentarão ganhos de performance em seus desktops virtuais. 

Segurança dos dados

Por fim, também é possível restringir o acesso às informações, assim como aplicar políticas de proteção contra acesso não autorizado. Caso o dispositivo seja roubado, todos os dados nos discos locais estarão criptografados.

Todo o processo de virtualização dos servidores é detalhado com o intuito de garantir a sua confiabilidade. Da mesma forma, os backups são automatizados com segurança em servidores virtuais. É possível a recuperação de dados, em caso de falhas e desastres naturais. 

Portanto, você aprendeu, neste post, o que é e como funciona a virtualização de servidores e desktops, além de informar sobre algumas vantagens da virtualização. É aconselhável que você procure atualizar, agora mesmo, a sua empresa com tudo o que foi apresentado. 

Gostou do nosso texto? Tem alguma dúvida ou pretende implementar a virtualização de servidores em seu negócio? Então, entre em contato conosco para ver o que poderá atender suas necessidades!