A gestão de dados é um dos maiores desafios — relacionados ao TI — que as empresas enfrentam hoje. Elas estão gerando enormes quantidades de informações a cada dia e as soluções de backup em nuvem estão crescendo exponencialmente.

Não só esses dados criam mais obstáculos para os donos de negócios e profissionais de TI, como também precisam estar seguros, sendo uma prática recomendada para garantir a continuidade do negócio em caso de desastre.

As consequências podem ser devastadoras se esses recursos valiosos não forem protegidos, ficando fora do alcance de hackers, mas, ao mesmo tempo, estando facilmente acessíveis pela empresa quando necessário.

O backup em nuvem e a segurança de dados podem ser necessários para atender às preocupações cada vez maiores do cliente e do empregado ou mesmo para cumprir os padrões regulatórios.

O que é o backup em nuvem?

O backup em nuvem é a capacidade de salvar e restaurar dados de um servidor remoto, baseado em nuvem, fornecido por um provedor de serviços de terceiros. O conteúdo no backup em nuvem pode ser acessado ​​remotamente a partir de vários dispositivos. Geralmente, os dados são criptografados, oferecendo armazenamento seguro fora do local.

A hospedagem do servidor para o backup geralmente é organizada por um terceiro. Esse provedor de serviços de terceiros cobra as taxas de seus clientes com base no número de usuários, largura de banda ou capacidade. Caso o servidor fora do site seja de propriedade de uma empresa, o método de reabastecimento é semelhante ao das cobranças de terceiros. O principal benefício que o backup em nuvem oferece às empresas é a proteção de dados da organização sem aumentar a carga de trabalho.

Os serviços de backup em nuvem funcionam em segundo plano automaticamente. O usuário não precisa tomar nenhuma ação, como configurar pastas específicas. O sistema normalmente faz o backup de dados novos ou alterados em seu computador para outro local.

Antes que a nuvem fosse uma tendência, essa localização era principalmente um CD ou um disco rígido externo — mas a medida que o armazenamento em nuvem se tornou mais fácil de encontrar, tornou-se o meio mais popular.

Normalmente, esses serviços têm preços fixos e, se houver uma falha no sistema ou perda de dados, todos os arquivos de backup estão disponíveis para restauração. Além disso, esse método tem recursos de reversão no caso de perda de dados ou exclusão acidental.

Qual a importância do backup em nuvem para sua empresa?

Os backups em nuvem são parte essencial de uma estratégia de backup inteligente. Eles ajudam a garantir que, se o seu negócio sofrer um desastre natural, você possa restaurar seus arquivos fora do site.

Os dados de backup por sua vez devem ser criptografados quando estiverem em trânsito, caso contrário, hackers podem espiá-los. Um plano de criptografia inteligente é fundamental para a proteção geral em toda a sua rede.

Outra grande vantagem do backup em nuvem é seu suporte em tempo integral. Quando sua rede desce ou sofre perda de dados, você quer um parceiro que possa restaurar rapidamente seu sistema a partir de um backup, independentemente do dia ou da hora que seja.

Confira a seguir alguns benefícios do backup em nuvem para sua empresa:

Segurança

Ao armazenar dados críticos e aplicativos fora do site, eles são protegidos contra distúrbios climáticos e cortes locais.

Confiabilidade

Os serviços de nuvem de backup fornecem aos usuários acesso instantâneo a dados e aplicativos muito necessários no caso de um desastre, seja natural ou provocado pelo homem.

Flexibilidade

Ao contrário das técnicas de backup tradicionais, em que os dados são armazenados localmente em um disco rígido ou fita com capacidade limitada, o backup baseado em nuvem pode ser ampliado ou reduzido rapidamente.

Acessibilidade

Os dados de backup por servidores em nuvem podem ser restaurados rapidamente, permitindo que uma empresa obtenha acesso aos arquivos ou sistemas desejados sem esperar muito.

Agora você entende como funciona o backup em nuvem e conhece suas vantagens, não é? Com o auxílio de parceiros que tenham expertise na oferta desse produto, você ficará mais tranquilo, sabendo que seus dados estão armazenados de forma segura.

Quer saber mais sobre o backup em nuvem e outras soluções para sua empresa? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo!